Adilson Rodrigues

Todos os olhos, ouvidos e atenções estão voltados à Pandemia Global e muitos acontecimentos inesperados começaram a surgir nas últimas semanas, afetando o nosso cotidiano, comenta Adilson Souza Rodrigues (CRMA) - Sócio-diretor da VIAETICA, neste artigo - A Ética e a Boa Conduta não param em tempos de Crise! Um olhar para o Canal de Denúncias.


Todos os olhos, ouvidos e atenções estão voltados à Pandemia Global e muitos  acontecimentos inesperados começaram a surgir nas últimas semanas, afetando o nosso cotidiano.

Uma pergunta que muitos podem estar se fazendo seria: “E agora, José…?”.

Uma citação que já utilizei em tempos atrás serve como uma possível resposta e para qualquer momento - “Nenhum trabalho é tão urgente ou importante, que não possa ser feito com uma boa conduta e uma boa ética”.

Olhando então, oportunamente, para um dos principais pilares de um bom Programa de Integridade em sua Empresa ou Instituição, gostaria de levá-los a pensar em quatro pontos importantes do Canal de Denúncias.

Levando-os em conta, podemos buscar a proteção e sobrevivência dos valores estabelecidos para a integridade nos negócios.

- Consciência - Tenha em mente que o Canal de Denúncias é uma das ferramentas mais importantes para manutenção da efetividade do Código de Conduta, além de ser uma proteção às exigências regulatórias em muitos tipos de negócios. Relembre que ele deve receber denúncias não somente dos colaboradores diretos da empresa, mas também de terceiros. Ou seja, ele deve ser aberto a todos que verifiquem possíveis irregularidades que a empresa possa estar envolvida. Entenda também que a ferramenta deve trazer segurança ao denunciante (de boa-fé), e também, que possa optar pelo anonimato e proteção para possíveis retaliações. Conscientizem-se, mais uma vez, que essa ferramenta de comunicação, através de um Canal efetivo, é um excelente benefício para o seu negócio e para prevenção de perdas.

- Decisão - Revisite a decisão e a razão da existência do Canal de Denúncias em sua empresa. Afirme o apoio incondicional a ele com exemplos de Cultura Ética vindos da Alta Administração e da confiança depositada para o acolhimento das informações recebidas. Decida não deixar “a vida me levar” por este momento de crise instalada, mas sim seguir os objetivos traçados, colocando-os em prática, mesmo na situação de distanciamento para diversas atividades que observamos com esta crise estabelecida.

- Ação - Faça o Canal de Denúncias presente, relembre as boas condutas nos negócios, no cotidiano e as conseqüências do “no compliance” nas atividades dos âmbitos financeiros, de imagem, pessoal e da sociedade. Atue agora nos relatos que necessitam de maior atenção, buscando suas conclusões e envolvendo as áreas que possam colaborar para a otimização do fluxo da ferramenta, tornando-a efetiva. Busque a melhoria contínua do processo de gestão de relatos na sua empresa.

- Repetição - Repetir, repetir e repetir! Planeje e cumpra seu plano de comunicação e treinamentos que envolvam o seu Canal de Denúncias. Transmita, com ênfase reforçada, que a empresa não aceita e tolera ações contra seus princípios de Integridade, e que a boa conduta é esperada em qualquer circunstância e em qualquer tempo. Diga a todos os seus valores e princípios, e saiba que a repetição não é considerada exagerada, quando a intenção é para que todos tenham justiça e igualdade.

Diante da situação exposta, cabe a todos nós seguirmos confiantes e firmes em nossos propósitos, não se esquecendo de tudo de bom que construímos até aqui e que servem de bases para nossas conquistas adiante – com crise ou sem crise!

Saiba mais sobre Canal de Denúncias - https://www.viaetica.com/tecnologia/canal-denuncias

Nota: as opiniões e conceitos tratados pelo(s) autor(s) nesta publicação são de responsabilidade única e exclusiva do(s) autor(s)